(Texto extraído da comunidade Minha terra)
Objetivos:
Utilizar recursos multimídia do celular (telefonia móvel)
Proposta:
As equipes que tenham, pelo menos, um integrante possuidor de celular com câmera, devem fazer registros em vídeo de até 1 minuto (como no festival do minuto)
Depois da gravação, a equipe poderá efetuar edição do material, caso o celular tenha recursos para tanto. Ou, depois de passar a gravação para um computador, fazer a edição utilizando o software apropriado. Caso a equipe não queira, é possível não fazer edições na gravação.
O produto do registro deverá ser publicado no Youtube
Feito isso, a equipe deverá postar o link no blog da escola.
A divulgação também deverá ser feita pelo Twitter de integrante(s) da equipe utilizando a tag #minhaterracelular, indicando link da produção publicada no Youtube (a URL da publicação, reduzida pelo migre.me).
Dicas para filmar com o celular
O Roteiro:
Qualquer filmagem, com filmadora comum, filmadora digital, celular, câmera fotográfica, exige antes a elaboração de um roteiro.
O roteiro previamente elaborado garante uma filmagem mais bem sucedida e um conteúdo com mensagem mais facilmente compreendida.
Então, primeiro pense no roteiro considerando alguns aspectos bem simples:
1 – o que se quer mostrar: história a ser contada, enredo
2 – como quer mostrar: cenário, pessoas participantes, terá algum efeito com inserção de elementos no cenário durante filmagem? Ou é possível inserir algum efeito depois da filmagem como letreiros com o uso de software?
3 – aspectos técnicos (luz, som)
4 – equipe produtora (quem vai cuidar do que?:da iluminação, do som ambiente, da filmagem, do cenário, dos textos - como perguntas para uma entrevista ou o texto de uma apresentação)
Depois, escreva o roteiro considerando, por exemplo:
1 – Quais os personagens (pessoas) vão participar
2 – A sequência de pessoas e suas falas
3 – A sequência de ações que precisam ser filmadas como parte do enredo.
A Filmagem
Em toda filmagem, alguns aspectos são importantes:
Iluminação:
1 – Cuide para que a iluminação seja suficientemente boa a fim de que a imagem fique clara. Nunca filme uma cena com iluminação contrária à câmera/celular, e sim com a iluminação no mesmo sentido, ou seja, apontada para o foco da filmagem como a pessoa ou o cenário e a cena. Por exemplo, evite filmar com o sol ou uma fonte de luz artificial atrás de uma pessoa sendo filmada.
2- Em lugares fechados, ou à noite, se não for possível utilizar um ou mais focos de luz apontados na direção do objeto/pessoa/cena a ser filmado (no sentido horizontal e na mesma altura ou um pouco acima), procure utilizar ambientes que tenham luzes no alto (no teto do ambiente, iluminação pública em postes no caso de ser à noite e em ambiente aberto) bem fortes. Por exemplo, lâmpadas fluorescentes. Neste caso, coloque a pessoa ou o objeto que será filmado um pouco antes da lâmpada que está no alto, pois assim sua imagem receberá um pouco da luz sobre sua superfície, evitando sombras.
Som:
1 – Nas filmagens em que não haja microfone disposto diretamente ou muito próximo da boca da(s) pessoa(s), cuidado para evitar ambientes com muito ruído como outras pessoas falando junto, carros, ônibus ou motos passando, dentre outros. Se não ficará difícil entender o que a pessoa está falando no vídeo.
2 – Cuide para que durante uma filmagem em que alguém está falando para que não aconteçam ruídos como de algo caindo, porta batendo, passos de pessoas etc, pois isto pode atrapalhar na qualidade do som.
E no caso do celular, alguns cuidados são especialmente importantes:
1 – Geralmente, celulares trazem cabos para conectar na entrada USB de computador. Então, é preciso, antes, verificar se existe o cabo, ou se será preciso providenciá-lo. Com o cabo em mãos, seria interessante fazer um pequeno teste, antes de iniciar a filmagem do roteiro, com a gravação no celular de uma pequena imagem em movimento e tentar baixá-la no computador.
2 - Há celulares que não usam cabos e não têm saída para conexão em computadores. Então, neste caso só é possível enviar o material filmado pelo celular, fazendo uso do e-mail ou msn do próprio celular. Depois de enviar a filmagem para um e-mail (seu ou de outro integrante da equipe), será preciso abrir o e-mail para baixar a filmagem num computador, e então fazer a edição do material, caso já não tenha sido feita no próprio celular, e caso queira-se fazer uma edição, para então subir o vídeo no Youtube.
3 - Antes da gravação, faça alguns ajustes no celular através da exploração de alternativas disponibilizadas no menu de ferramentas do aparelho: como regular a luz a depender da filmagem ser em ambiente com muita ou pouca luz, ser de dia ou à noite, dentre outros ajustes possíveis.
4 – O uso do zoom precisa ser cuidadoso porque pode provocar a perda da definição da imagem quando manipulado durante a filmagem. Por isso, é melhor se aproximar do objeto/pessoa em cena quando se deseja o zoom.
5 – Como o celular, geralmente, não é usado preso a um tripé, o ideal é segurar o celular com as duas mãos para evitar imagens tremidas. E se a cena filmada permitir, procure apoiar os dois cotovelos num lugar fixo como mesa, balcão etc.
6 – Caso se deseja fazer edições nas imagens captadas, verifique se o celular traz ferramentas para edição das imagens. Se sim, verifique se elas atendem as intenções do roteiro ou se é melhor fazer a edição diretamente com o uso de um computador.
7 – Como o celular é um aparelho pequeno e leve, isto facilita alguns efeitos visuais durante a filmagem e que podem fazer parte do roteiro, como movimentar-se de modo a produzir enquadramentos diferentes (filmagem de cima, de baixo, mudando de lado no cenário, dentre outros).
8 – Depois da filmagem concluída, tendo feito a edição desejada ou não, é preciso subir a produção no Youtube para, depois, passar para o canal Minha Terra Youtube (veja como em "proposta", no início desta orientação).
sexta-feira, 21 de agosto de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
não costei das alas de informatica
ResponderExcluirquanto ela faltava muito
fiz um filme foi legal até de mais
ResponderExcluirass:Rafael